terça-feira, 24 de setembro de 2013

As filas dos idosos para os idosos.


Quando vou a uma determinada instituição financeira,  observo que as filas disponíveis aos idosos estão cada vez mais longas. Existem várias causas para tal acontecimento: ou idosos estão mais numerosos, ou os idosos estão, por sua vez, com mais saúde e dispostos a enfrentar fila ou tem alguem usando os idosos em proveito próprio.






ilustração de pacoquinha.com

Creio que as três opções que um quê de razão. De fato o número dos ocupantes da faixa da Melhor Idade se torna maior a cada ano no Brasil. A qualidade de vida em quase todo o país melhorou e por isso os idosos estão vivendo mais.

Com mais saúde e disposição, enfrentar uma fila por uns 30 mim é para muitos uma terapia. Encontra um vizinho, um antigo amigo, conhece novas pessoas, trocam ideias, informações e assim o seu dia vai sendo preenchido de coisas boas e novos projetos até.

Quanto a terceira possibilidade é que nos chama atenção. Um grande número de empresas está contratando os maiores de 60 anos para fazer serviço de banco com o fim de "ganhar tempo" e lucrar com os seus serviços.

Um idoso, em tese, não passa muito tempo na fila, normalmente é de confiança, recebe apenas o salário mínimo, não tem vale alimentação, pois são contratados por apenas 3 ou 4 horas ao dia, enfim as contas da empresa é paga com mais rapidez e não se gasta tanto como se tivesse contratado um office boy.

foto de: cosme rogerio.blogspot.com

Mas o tiro pode sair pela culatra: as filas de idosos estão crescendo, o tempo na fila estão, por consequencia, aumentando e o tão esperado "lucro" dessa empresa, que quer dar um "jeitinho brasileiro", pode não ser tão grande assim, ou melhor, pode até ter prejuízo e muita dor de cabeça.

Opino, aqui, que o Ministério Publico investigue essa prática criminosa adotada por algumas empresas, pois se trata de um grave atentando á dignidade humana e ao Código do Isoso.E por fim, que sejam rsponsabilizadas seriamente pela pratica de tamanho absurdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário