sábado, 28 de setembro de 2013

Aos Alfabetizados !



Bom dia Alfabetizados !!

Não é ironia, é uma certeza que lhes elogio.
Você, por ser alfabetizado, entende a leitura das minhas palavras e por ter acesso ao mundo da internet. Isso é um privilégio !

Mas, o número de analfabetos, principalmente no meu e nosso nordeste brasileiro em vez de diminuir, aumentou!! Um fato que nos remete  ao poço da vergonha e que nos faz esposar nossos sentimentos de revolta.

Enaltecida um nação que tem acesso a bens e serviços, melhor renda, mas continua burra! Desculpem-me a expressão. De nada adianta um povo que passou a ter certas conquistas se a principal dela,  A EDUCAÇÃO, foi esquecida marginalmente por um governo administrado com incompetência e discrepância (por culpa exclusiva nossa) que não deu o verdadeiro acesso eficaz e permanente a quem precisa se aletrar.

Nesta semana, ouvi a noticia de que uma escola na zona rural Bahia ficou sem aulas por 10 dias porque  o ônibus, que transportava as crianças quebrou. Isso é revoltante para um prefeito, que se diz prefeito, mas não passa um criminoso com a educação escolar, por mão disponibilizar outro meios de dar acesso à escola em favor da criançada.

Por outro lado, os idosos que continuam sem saber ler e escrever, buscam dentro do possível, entender o que se passa em suas voltas. Não tiveram e não têm acesso a escola, à alfabetização digna de um pais que vai aos Estados Unidos dizer que o Brasil é um pais confiável para se investir, pois "temos " qualidade de profissionais e todos os meios transparentes de retornos financeiros.



Não é verdade, somos um pais vergonhoso porque não temos educação suficiente para discernir o mal do bem, e qualquer político e/ou governante, com absoluta certeza, não tem interesse de dar total aprendizagem escolar digna ao todo o povo brasileiro. Pois se são desletrados são mais fáceis de burlar a sua consciência.

 O governo propaga pelo mundo a fora que somos a 6ª economia do mundo como se todos fossem ricos e abastados de saúde, segurança e educação. O Governo mente ! Somos uma pais que em vez de crescer, sermos acada vez mais alfabetizados, retroagimos, ficamos mais cabeça dura, mais jegue, como se diz no Nordeste.

É o momento de nós, povo brasileiro, voltar a dizer para esse bando de incompetentes que o lugar deles não é ali. Somos um povo que merece atenção, dedicação e respeito.  Não  queremos migalhas, queremos o que é nosso, pois já pagamos mais um trilhão de reais em impostos este ano, e o retorno é zero em nosso favor em todas áreas. O governo não nos socorre, faz apenas politica de reeleição !.

Por mais respeito e dignidade, aproveitemos esse privilegio de sabermos  ler, entender e escrever e exigir que é nosso e o que é de direito.
Bom fim de semana.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

As filas dos idosos para os idosos.


Quando vou a uma determinada instituição financeira,  observo que as filas disponíveis aos idosos estão cada vez mais longas. Existem várias causas para tal acontecimento: ou idosos estão mais numerosos, ou os idosos estão, por sua vez, com mais saúde e dispostos a enfrentar fila ou tem alguem usando os idosos em proveito próprio.






ilustração de pacoquinha.com

Creio que as três opções que um quê de razão. De fato o número dos ocupantes da faixa da Melhor Idade se torna maior a cada ano no Brasil. A qualidade de vida em quase todo o país melhorou e por isso os idosos estão vivendo mais.

Com mais saúde e disposição, enfrentar uma fila por uns 30 mim é para muitos uma terapia. Encontra um vizinho, um antigo amigo, conhece novas pessoas, trocam ideias, informações e assim o seu dia vai sendo preenchido de coisas boas e novos projetos até.

Quanto a terceira possibilidade é que nos chama atenção. Um grande número de empresas está contratando os maiores de 60 anos para fazer serviço de banco com o fim de "ganhar tempo" e lucrar com os seus serviços.

Um idoso, em tese, não passa muito tempo na fila, normalmente é de confiança, recebe apenas o salário mínimo, não tem vale alimentação, pois são contratados por apenas 3 ou 4 horas ao dia, enfim as contas da empresa é paga com mais rapidez e não se gasta tanto como se tivesse contratado um office boy.

foto de: cosme rogerio.blogspot.com

Mas o tiro pode sair pela culatra: as filas de idosos estão crescendo, o tempo na fila estão, por consequencia, aumentando e o tão esperado "lucro" dessa empresa, que quer dar um "jeitinho brasileiro", pode não ser tão grande assim, ou melhor, pode até ter prejuízo e muita dor de cabeça.

Opino, aqui, que o Ministério Publico investigue essa prática criminosa adotada por algumas empresas, pois se trata de um grave atentando á dignidade humana e ao Código do Isoso.E por fim, que sejam rsponsabilizadas seriamente pela pratica de tamanho absurdo.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

GENU.


GENU E A APOSENTADORIA


O ex-presidente do PT, José Genoino (SP), condenado no julgamento do mensalão, comparece à Câmara na tarde desta quarta-feira Foto: André Coelho / O Globo
André Coelho/O Globo


Bom dia meus amigos,

A respeito desse pedido de aposentadoria do Genuíno, impossível não tecer alguns comentários e deduções. A primeira delas, talvez para mim, seria uma dúvida, mas não é. É de se perguntar porque todo petista ( Lula, Dilma, Genuíno, etc), quando precisa de cuidados médicos, o endereço sempre é o Hospital Sírio-Libanês em São Paulo. Hospital é particular e de altíssimo padrão. Uma só resposta: eles têm que paguem por eles. Nós, povo brasileiro, que sofre diante dos hospitais públicos. 

A Presidência da república paga o que for necessário em favor do presidente e ex-presidentes, A Câmara e Senado também pagam pelos seus ocupantes. Do próprio bolso deles, petistas, acho bem difícil. Tenho minhas dúvidas se recorrem aos cuidados médicos do SUS.

Uma outra questão é o pedido de aposentadoria do Genuíno. Ele deve se aposentar sim por invalidez. Não porque o cara está com o coração murcho, que alega não poder nem viajar de avião com receio de turbulências,  mas é porque o dito rapaz, que aqui o chamo de Zé Genu, ao meu sentir, tenta escapar do quadrado com grades quase iminente. 

Contudo, ele deve ter atenção. Aposentaria também se cassa. Existem os requisitos e meios legais de se perder a aposentadoria. Se o povo quiser, ele perde esse privilégio. Todo cuidado é muito pouco.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

A força que vem das ruas.



Há um certo curto prazo de tempo, alguns nervosos e temerosos do governo cometeu a infelicidade de afirmar que as palavras, os gritos, reclamações e reivindicações das ruas eram apenas um momento escasso e tenha perdido a sua força.

No entanto, esqueceram que as manifestações deixaram o seu recado e ainda tem muito o que deixar com um fim próprio:  o direito de ter em seu favor um vida norteada de respeito, honestidade e transparência dada de exemplo por quem geri o Brasil nas três esferas do poder e seus auxiliares, tal como o Ministério Público e órgãos de controle.

A Câmara dos Deputados, na noite de ontem, terça-feira 03 de setembro de 2013, votou e aprovou, acreditem, por unanimidade, o fim do voto secreto por meio da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 349 em todas as esferas do Poder Legislativo, ou seja, Cogresso Nacional, Assembleias Legislativas e Câmara Distrital e Assembleias Municipais.

Agora, a PEC irá para o Senado para aprovação em dois turnos. Assim, aprovado, seguirá para a Presidência  da República para receber a sanção e posterior publicação.

Os deputados ficaram com graves arranhões depois daquela recusa da perda do mandato do Deputado Natam Donadon (RO), cuja perda do cargo já tinha ocorrido a sua recomendação pelo Conselho de Ética da casa. É de pensar e concluir que os senhores deputados se recusaram a cassar o mandato do senhor Donadon no intuito de fazer alicerce para futuras barrações de cassações inclusive de si próprio.

É óbvio que não é de interesse de qualquer deputado a cassação de seus pares, pois mais cedo ou menos cedo, um deles poderá estar diante de uma guilhotina, daí, core para avisar "olha, eu te livrei, agora salva a minha pele", nada mais, uma mão suja lavando a outra.

Contudo, o gigante está de olho naquilo que reivindicou e reivindica. Não pensem os senhores do poder que nós esquecemos o que se quer e exige. Não há esquecimento ou enfraquecimento de uma pauta, pois o gás ainda existem nos pulmões e a palavra da força vai e deve ser ouvida e atendida.

Por fim, saiba você governante, seja de Brasília, de Caicó ou Cruzeiro do Sul, a tua obrigação é cumprir tão somente o teu papel. Bom trabalho !